Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Sentar-se é o novo fumar
Acredita-se que a primeira cadeira foi criada no Século VII ac. Daí, se tira a conclusão que sentar-se nunca foi uma atitude normal do homem enquanto animal bípede. Qualquer criança saberá andar e acocorar, porém para se sentar precisa do ensino dos pais.
Com a evolução de nossa sociedade, permanecemos horas e horas por dia sentados. No computador, no trabalho, no meio de transporte. Enfim. Em 24 horas do dia, quantas horas você fica em pé, já calculou?
Além de prejuízos absurdos para seu sistema cardiovascular, a posição sentada acompanhada do sobrepeso e do sedentarismo compõem a tríade agressiva para dor lombar. Na presença desses três fatores é certeza ter dor nas costas!
Por que se sentar aumenta a chance de dor nas costas? Não sabemos explicar com certeza. Mas tudo indica que se refere a perda do balanço que alterna o peso de um lado para o outro do corpo, travando toda a carga na região lombar.
Algumas dicas para o dia a dia:
- Colocar o despertador para tocar a cada hora. Vai te lembrar de se levantar.
- Tome bastante água. Vai te fazer levantar-se para ir ao banheiro.
- Estacione o carro o mais longe possível ou desça do ônibus uma parada antes. Vai te fazer andar mais.
O que eu fiz?
- Tirei meu birô do consultório. Trabalho muito em pé.
- Uso um relógio que conta-passos. Meta diária 10.000.
- Exercícios diariamente logo no começar do dia, para não ter desculpa de cansaço!
E você? Sente muita dor nas costas? Observe quantas horas por dia você fica sentado(a).
« Voltar