Ir para o conteúdo principal

Ortopedista | CRM 14144 | Cirurgia de Coluna Vertebral

(81) 99229-0689    (81) 3877-8823

Osteoporose é uma doença silenciosa

Osteoporose é uma doença silenciosa

O termo Osteoporose significa literalmente Osso Poroso. É uma condição que pode estar relacionada ao envelhecimento normal, mas que também pode estar relacionado a doenças.

A Osteoporose é silenciosa, não provocando sintomas, porém aumenta a susceptibilidade da ocorrência de fraturas. Por isso, precisa ser investigada e combatida.

Nossos ossos sofrem diariamente um processo de renovação intermediado por duas células, os osteoclastos e os osteoblastos. Os primeiros são responsáveis por retirar o osso antigo e criar “cavidades” para que os segundos formem osso novo utilizando como matéria prima o Cálcio.

Esse Cálcio tem diversas funções, como formar ossos e dentes, participar de processos de coagulação e também participar da comunicação entre o sistema nervoso e os músculos. Fica claro que não temos esse mineral só nos ossos?

Estar com Osteoporose não significa precisar tomar Cálcio. Significa que por alguma razão o mineral não está sendo mantido nos ossos mas que a pessoa pode ter níveis normais dele.

O tipo mais comum de Osteoporose é aquela que acontece em mulheres após a menopausa. Devido a mudanças hormonais, a atividade do osteoclasto fica exacerbada e entra em desequilíbrio, retirando mais osso do que o osteoblasto consegue repor.

Basicamente, vão surgindo cavidades dentro do osso que o tornam bastante frágil. E pequenos traumas ou até pequenos movimentos podem gerar fraturas.

Os locais mais comuns de fraturas são: no ombro, no punho, na coluna vertebral e no quadril. Sendo mais preocupante a do quadril, que se não tratada de forma adequada em tempo hábil pode levar a graves sequelas e até mesmo morte.

O tratamento da fratura por Osteoporose, na sua grande maioria, é feito de forma conservadora. Através de orientações, medicações analgésicas e até mesmo uso de imobilizações. O intuito é obter a consolidação e reestabelecer a qualidade de vida do paciente.


« Voltar
Whatsapp Marque sua consulta Consultas
Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.